terça-feira, 26 de março de 2013

O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA



Você considera que o mundo em que viveu Policarpo é pura idealização/imaginação do narrador, ou tem alguma relação com o mundo real? Comente.

46 comentários:

  1. sim, pois Policarpo Quaresma queria provar a todos q o Brasil tbém tinha suas riquezas...

    ResponderExcluir
  2. Há uma grande relação ao mundo real, pois Policarpo era apaixonado pela sua patria o Brasil e defendia com unhas e dentes, mas ninguem entendia o seu patriotismo.Estavam mais interessados em viver por viver do que realmente lutar pelos valores do país e ver o verdadeiro valor que tem o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Weudes, refaça seu comentário. Até mais... Gizeuda

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, há uma relação com o mundo real, pois trata de assuntos que estavam acontecendo na época, como a disputa por terras pelos mais pobres em relação há posse dos latifundiarios.
      O preconceito existente contra os indios, o preconceito contra instrumentos que eram considerados de malandros, como exemplo o violão, e quem ousava tocar poderia ser até preso.
      O pensamento de que a mulher não poderia votar, pois seu lugar é em casa, e a maioria dos votantes eram aqueles que possuiam um poder aquisitivo muito alto.
      Centro de Ensino Maria Mônica Vale
      Alunos: Lucas Medeiros Santos n:31
      Nathalia Fernanda n:42
      Turma: 301

      Excluir
  5. CONSIDERO QUE POLICARPO EXPANDIU A CULTURA BRASILEIRA, TENTAVA CONSCIENTIZAR AS PESSOAS NA DEFESA DO SEU PAIS. LARISSA QUEIROZ MMV - TURMA 301

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Era idealização pois o mundo em que ele vivia não era o que ele sonhava.(kayo santana). MMV 301
    Ele sonhava com um brasil mais desenvolvido,assim também desenvolvendo uma nova língua , criando uma cultura dos índio. (Gabriel) MMV

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que tem alguma relação com o mundo real, porque o Policarpo de Quaresma vai muito além da imaginação. MMV weudes turma 301.

    ResponderExcluir
  9. tem a ver com o idealismo porque policarpo ele tenta expandir a cultura do brasil para que sua língua seja única.
    Marcelo Dias MMV T-301

    ResponderExcluir
  10. Policarpo gostava da cultura Brasileira, e gostava das comidas tipicas, e a musica etc... um homem culto e ama o BRASIL. Gabriela MMV TURMA 301.

    ResponderExcluir
  11. Tem, o mundo em que viveu Policarpo Quaresma, foi um mundo idealista, trazido de culturas deixadas pelos antigos narradores da nossa história.
    MMV Ivanir turma 301

    ResponderExcluir
  12. Policarpo gostava da sua nacionalidade, pois ele era louco pelo seu país, suas culturas...por isso tem a ver com o mundo realista.

    ResponderExcluir
  13. Policarpo gostava da sua nacionalidade, pois ele era louco pelo seu país, suas culturas...por isso tem a ver com o mundo realista. jordana mmv 301

    ResponderExcluir
  14. Sim porque ele trata de assuntos da sociedade antiga e a de hoje em dia do povo brasileiro, que luta por varios direitos todos os dias e não é correspondido pela falta de moral e a corrupção no brasil que é de mais. Por ser uma pessoa inteligente era visto como louco pelas suas idealizações que poderiam mudar muito o sentido da nação brasileira.

    Matheus Veras n:39 T=301 MMV

    ResponderExcluir
  15. sim,por que floriano peixoto foi um dos primeiros governantes à lutar pela cultura brasileira.
    turma:301 m.m.v
    artemisa do nascimento martins e karla cristina

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tem relação com o mundo real. Policarpo retrata uma ficção semelhante a realidade pois apresenta aspectos sociais e políticos, como no início da república.
      Juan Lucas, Ana Beatriz MMV T:301

      Excluir
  17. Sim, tem relação com o mundo real, pois Policarpo era apaixonado pelo Brasil. E ele lutava de todos os jeitos para que o Brasil fosse mais observado por todos. Ele queria mostrar para os brasileiros que nosso país é muito rico em todos aspectos.
    MMV T-301 Leonardo

    ResponderExcluir
  18. Major Quaresma defendia a pátria , ele queria expandir a cultura brasileria através da língua tupi .MMV Bianca De jesus/Turma:301

    ResponderExcluir
  19. Sim,pois existem pessoas como Policarpo,pessoas que gostam de seu país,de sua cultura,de suas belezas naturais,enfim,Policarpo,era uma pessoa que gostava de tudo que era do Brasil,de tudo que era de sua nação e não as trocava por nada.Luis Felipe 301 MAT MMV

    ResponderExcluir
  20. Quaresma teve uma forte influencia na historia brasileria , ele tinha bastante imaginação , porém o principal foco da sua historia é voltado para a realidade brasileria porque por mais que seja raro, ainda existem pessoas que lutam pelos direitos políticos e sociais do Brasil e , que queiram harmonizar e expandir suas culturas . MMV , Suellen . TURMA 301

    ResponderExcluir
  21. sim ele tinha uma relação com o mundo porque policarpo eram um verdadeiro brasileiro apesar de sua imaginação eram diferente dos outros brasileiros.

    LUCAS SALVIANO MUNIZ.
    MMV
    TURMA 301

    ResponderExcluir
  22. Policarpo Quaresma foi uma pessoa que gostava de fazer a diferença,lutando pelos seus ideais,dando suas opiniões sobre as coisas.Jéssica Barros 301 MAT MMV

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. sim,policarpo era uma pessoa que gostava de lutar pelos suas ideias dando suas opiniões,uma pessoa verdadeira gostava de lutar pelos seus direitos era um cara apaixonado pelo o brasil. Igor moraes 301 MAT MMV

    ResponderExcluir
  25. HÁ UMA RELAÇÃO COM O MUNDO ATUAL,POIS O ROMANCE DISCUTE A QUESTÃO DO NACIONALISMO,ALÉM DE TRATAR DE ASSUNTOS DAQUELA EPÓCA.
    CENTRO DE ENSINO MARIA MÔNICA VALE
    AMANDA ALVES DOS SANTOS TURMA:301MATUTINO

    ResponderExcluir
  26. sim, policarpo era um sonhador que lutava pelos seus ideais,qria que as pessoas deixasse de falar a lingua portuguesa para praticar a lingua tupi....gostava de ler e aprender..tinha vontades de aprender tocar violao e conseguiu...enfim policarpo era uma pessoa otimista.,
    vitoria jiovanna.mmv:303 mt

    ResponderExcluir
  27. Sim, pois nos dias atuais ainda ha pessoas que defendem e se orgulham de sua nacionalidade, não como policarpo defendia, mas ainda ha aquelas que querem preservar a cultura brasileira.
    Nádia paulino t: 303

    ResponderExcluir
  28. Sim, pois Policarpo amava seus país e só estava lutando pelos seus direitos de cidadão ele gostava muito de ler e escrever i amava dar opiniões e ele era diferente de todo mundo i era muito interligente.
    VANESSA BARROS TURMA:303 MATUTINO MMV

    ResponderExcluir
  29. sim, Policarpo gostava de luta pelos seus direitos.
    lutava com unhas e dentes e assim acreditava que estava defendendo seu país
    TURMA:303
    FERNANDA DE ABREU C

    ResponderExcluir
  30. sim, pois o romance discute principalmente o nacionalismo,sempre com algumas criticas,sobre aquelas pessoas,Policarpo era um sonhado , grande leitor brasileiro mesmo sem ter se formado.
    zana karolyne mmv turma 303

    ResponderExcluir
  31. Policarpo é um exemplo pois ele se orgulha do pais em que vive e o defende muito bem,ele valoriza a sua cultura.
    Sheilyane Alves 303

    ResponderExcluir
  32. Logicamente,existe uma relação com a realidade.Entretando,nos nossos dias esses ideias não existem com frequência,o que deixa a pensar que seja algo até surreal,porém não é.O major Policarpo Quaresma é um sonhador. Um visionário que ama o seu país e deseja vê-lo tão grandioso quanto, acredita, o Brasil pode ser.Será,que se todos nós tivessemos estes pensamentos nosso país não seria melhor e mais justo ? Pense .
    :)
    #DavidSeguins (Turma = 303 Matutino) #MMV

    ResponderExcluir
  33. Sim, porque policarpo gostavam do lurga onde ele viviam então ele defendia o brasil,porque ele amava tudo que existia no nosso pais.

    mmv suzelena salviano muniz turma [300]

    ResponderExcluir
  34. Tem sim,porque o livro retrata o inicio da republica,destaca a educação para o casamento, como o musico era visto naqela época e trata da carrera.O livro conta a hitória de um homem sonhador e ingenuo,que sonhava em ver o Brasil ser valorizado pelo seu habitantes.sonhava com um Brasil justo e melhor.Apesar de todo os seus esfoço morreu sem ver aquilo com que sonhara e apesar do Brasil ter mudado ainda, nao tem a valorização que merece.




    Fabiana menezes turma:303 MAT

    ResponderExcluir
  35. Sim,Policarpo Quaresma viveu e defendeu sua nacionalidade e dedicação. Quaresma um homem sonhador cheio de esperança e vontade de viver em um mundo com menos injustiças,amou sua pàtria e defendeu seus ideais ,nossa cultura e Literatura brasileira com muito orgulho e coragem de fato o heròi do Brasil.
    Zuleide Sousa da Silva
    Turma:303
    M.M.V

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Sim ., existe varias pessoas nos dias de hoje como Policarpo, ele tinha seus próprios pensamento, uma pessoa inteligente, e além disso um apaixonado pela sua pátria, lutou com unhas e dentes, para que a língua tupi-guarani force aceita como a língua brasileira.

    Ruan Joan . T= 302, Nº 39.

    ResponderExcluir
  38. Concerteza existe sim uma grande relação com a realidade.
    A história que se passa no livro, naum eh uma mera e total imaginação, e aconteceu sim em nosso país, só que em um tempo diferente do que estamos; como por exemplo: quando o autor escreveu que o protagonista Policarpo Quaresma, tinha uma biblioteca em sua casa, e só por isso era descriminado por vizinhos e grandes autoridades, somente pessoas com grande cargo tinha acesso livre aos livros.
    Mais não podemos esquecer que o autor usou sim de sua imaginação para construir essa bela história.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Olá, este é o link do site do vídeo que foi produzido pela Record News, a mesma faz um recorte do filme Policarpo Quaresma com os destaques da semana na politica e vida das pessoas. O vídeo é muito interessante. veja:é só colar e copiar lá no URL do seu provedor.
    http://videos.r7.com/-policarpo-quaresma-comenta-o-cenario-politico-brasileiro-na-tv-pindorama/idmedia/520eed3a0cf26c5058b3325a.html

    ResponderExcluir
  41. Tem outro vídeo muito bom ainda sobre Policarpo Quaresma:

    http://videos.r7.com/tv-pindorama-lembra-declaracoes-polemicas-da-semana/idmedia/522a8d650cf208c65704b0a9.html

    ResponderExcluir