terça-feira, 26 de março de 2013



Olá Turma!

Vamos conversar sobre o livro e o filme que vocês acabaram de ler. Destaque os aspectos importantes em relação à temática e às diferentes linguagens utilizadas.
 


17 comentários:

  1. Forma que Policarpo era apaixonado pelo Brasil, procurava sempre fazer as coisas naturais, de raiz do Brasil, na música, nas comidas em tudo.Valorizando a riqueza do seu país.MMV 301 Bruna Rocha Reis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles destacaram muito o patriotismo do personagem Policarpo Quaresma, destacando o seu fanatismo pelo Brasil e o desenteresse pelas coisas do Brasil em relação as outras pessoas.
      No filme é uma linguagem mais clara e objetiva, revelando expressões que no livro podem ser dificil de interpretar.
      Maria Mônica Vale
      Alunos : Lucas Medeiros Santos N:31
      Nathalia Fernanda n: 42
      Turma: 301

      Excluir
  2. é q Policarpo Quaresma tinha como objetivo concientizar as pessoas d q elas ñ precisavam sair do País para poder encontrar algo melhor... Aline e Leuda MMV T: 301

    ResponderExcluir
  3. o livro retrata muito a história d vida de Policarpo, retrata a história do Brasil, contada pela visão dele.
    MMV Ivanir Cristine T: 301

    ResponderExcluir
  4. Triste Fim de Policarpo Quaresma é um romance do pré-modernismo brasileiro e considerado por alguns o principal representante desse movimento.

    Escrito por Lima Barreto, foi levado a público pela primeira vez em folhetins, publicados, entre Agosto e Outubro de 1911, na edição da tarde do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Em 1915, também no Rio de Janeiro, a obra foi pela primeira vez impressa em livro, em edição do autor.

    O romance discute principalmente a questão do nacionalismo, mas também fala do abismo existente entre as pessoas idealistas e aquelas que se preocupam apenas com seus interesses e com sua vida comum. Com uma narrativa leve que em alguns pontos chega a ser cômica, mas sempre salpicada de pequenas críticas a vários aspectos da sociedade, a história se torna mais tensa apenas quando o autor analisa a loucura e no seu final, quando são feitas duras críticas ao positivismo e ao presidente Floriano Peixoto.



    Matheus Veras n:39 t=301 MMV

    ResponderExcluir
  5. Policarpo ele gostava de conservar a sua cultura, não procurava outras culturas, mas sim ele sempre considerava a sua nacionalidade, como: nos costumes... ele sempre valorizava a sua cultura. Jordana Kelvia mmv

    ResponderExcluir
  6. Policarpo queria mostrar as riquezas que o Brasil tem com musica, comidas, lugares... Assim fazendo o povo brasileiro desfrutar das riquezas do Brasil, não precisando sair do país.
    MMV T-301 Leonardo

    ResponderExcluir
  7. Policarpo Quaresma era uma pessoa que como muitas não tinha vergonha de mostrar que era brasileiro,que não tinha vergonha de suas raízes,que não tinha vergonha de suas culturas,era uma pessoa culta,falava muito bem,tanto o português quanto o tupi guarani,isso fazia dele uma pessoa muito inteligente e que lutava pelas coisas que achava certas.Luis Felipe 301 MAT MMV

    ResponderExcluir
  8. Policarpo queria mostrar a todos que não se precisava sair do país, pois lá era o melhor lugar para se viver, além de se poder desfrutar de muitas coisas boas , como as comidas e os lugares.. A linguagem do filme é bem clara e objetiva ,mostrando bem especificadamente os pontos mais importantes de sua história , ao contrário do livro que é mais superficial . MMV , Suellen TURMA 301

    ResponderExcluir
  9. Policarpo sempre foi uma pessoa justa e que de tanto defender sua nação foi morto,mas não deixou de ser uma pessoa que lutava por seus ideais.Jéssica Barros 301 MAT MMV

    ResponderExcluir
  10. policarpo eram um brasileiro que gostavam do lugar aonde ele vivia de sua cultura e no ligava para os que os amigos falava sobre outros pais o que importava para ele eram o seu brasil.ele tinha seus costumes qual a sua comida,o seu mordo de veste,e sua preocupação com sua linguagem tudo para ele tenha que ser brasileiro.

    LUCAS SALVIANO MUNIZ.
    MMV
    TURMA 301

    ResponderExcluir
  11. policarpo era um grande brasileiro que gostava e valorizava a sua culturas,um cara que sonhava alto,que defendia sua nação o seu povo que não tinha medo de mostra as suas ideias,esse sim era um grande brasileiro.Igor moraes MMV TURMA:301

    ResponderExcluir
  12. policarpo nao gostava qui ningeum fala-se sobre coisas que nao era do brasil, porque ele só venerava a cultura brasileira.

    MMV TURMA;300
    SUZELENA SALVIANO MUNIZ

    ResponderExcluir
  13. Há uma inteira relação entre a história relatada no livro, e os dias de hoje...
    Policarpo, era um verdadeiro patriarca, amava as riquezas e culturas do nosso Brasil, que dificilmente nós brasileiros pouco a valorizamos!
    Sara Farias
    Turma: 303 M
    MMV

    ResponderExcluir
  14. Triste Fim é o romance exemplar do Pré-Modernismo, e considerado por alguns o principal representante desse movimento. A linguagem empregada pelo autor é bastante informal.
    Policarpo sempre tentou valorizar ao máximo a riqueza do Brasil. Nas comidas, roupas, músicas e no gosto de plantar e cultivar coisas naturais! Lutou bastante para que a língua tupi-guarani fosse reconhecida e utilizada, ele era totalmente contra as pessoas falarem mal, do Brasil. Policarpo foi morto, sem ter aproveitada totalmente sua vida, não casou, não teve filhos, mais estava satisfeito, pois lutou ate o fim pelos seus ideais!
    ALUNA: BRUNA MARIA SILVA MASCARENHAS.
    TURMA: 300

    ResponderExcluir
  15. --' A história de Policarpo, é diversificada em todos os aspectros linguistícos.Entretando, destaco a sua vontade de transformar a língua Tupi-Guarani em linguagem oficial do Brasil , buscando a valorização de algo típico de nossa terra e nascido aqui, sem raízes estrangeiras.

    Aluno : David Seguins n : 05 Turma : 303 Matutino
    :P

    ResponderExcluir
  16. O filme foi muito bacana, inclusive a escolha dos atores. Felipe - T 300

    ResponderExcluir