sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Veja Pessoa !!!

Olá Turma!
Vejam pessoas na heteronímia de Fernando Pessoa. Este foi o resultado do trabalho desenvolvido pela Turma 301 matutino- MMV- a partir da pesquisa sobre a heteronímia do poeta.








Navegar é Preciso
 
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:    
"Navegar é preciso;  viver não é preciso".  
Quero para mim o espírito [d]esta frase,   
transformada a forma para a casar como eu sou:  
Viver não é necessário;  o que é necessário é criar.  
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.  
Só quero torná-la grande,   
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.  
Só quero torná-la de toda a humanidade;   
ainda que para isso tenha de a perder como minha.  
Cada vez mais assim penso.  
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue   
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir  
para a evolução da humanidade.  
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.   

Fernando Pessoa

4 comentários:

  1. Gostei muito, mesmo assim faltou o vídeo da apresentação do poema do grupo de Jéssica, mesmo assim ficou muito bom, nossa turma com sua supervisão é DEZ. kkkkk...

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucas, só conseguimos resgatar esses imagens com o NTE.E vc vai longe meu garoto...

    ResponderExcluir
  3. A apresentação despertou-me um interesse sobre Fernando Pessoa pelo simples motivo do mesmo ter a capacidade de criar mais de 70 heterônomos e todos diferentes e com características que identificam cada um. Na apresentação sobre Ricardo Reis observei um poema mais refinado com palavras que podem ao meu ver dificultar o entendimento em uma primeira leitura,sendo assim é preciso ter um dicionário do lado ou ter paciência para poder entender o contexto que essas palavras foram introduzidas. Outra característica foi a utilização a todo momento de figuras mitológicas e uma métrica espetacular em seus poemas. Fernando Pessoa além de criar 70 "pessoas" ele foi capaz de se diferenciar de todos os outros tendo suas próprias características, sendo assim ele é um mestre, o mestre da poética e criação de personagens que as vezes se confundem com o seu criador.
    Turma: 301 Matutino Escola: MMV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa turma está de parabéns, que belo trabalho fizeram os alunos da professora Gizeuda Prazeres. Na apresentação pudemos observar o quanto os alunos se envolveram no trabalho. Eles aprenderam de ffato o conteúdo. A professora, muito empenhada soube motivar os alunos. Tivemos a oportunidade de reviver a obra de Pessoa e de seus heterônimos na representação dos alunos. Eles utilizaram várias mídias para pesquisar e compreender o assunto, dentre elas: datashow, livros, celular, facebook, máquina digital, filmadora, tablet, computador. Essa variedade de multimeios veio enriquecer a compreensão do trabalho. Estão todos de parabéns!!!!

      Excluir