terça-feira, 16 de setembro de 2014

A Moreninha

Olá Turma!!!

Após ter lido, em sala de aula, trechos da obra A Moreninha
de Joaquim Manuel de Macedo e assistido ao filme adaptado a partir do livro,
poste seu comentário.

41 comentários:

  1. , - Bom, eu entendi , que o filme , A Moreninha retrata , os romances de antigamente , (sec.XIX ) , as formas mas divertidas pois tinha muitas musicas , então foi uma forma interessante de abranger os assuntos , e passou bastante conhecimento ...
    Aluna ,Maria Madalena ... Turma , 201 .... Turno Vespertino ....

    ResponderExcluir
  2. Amei o filme, é engraçado e romântico, fala de um amor de infância, de promessas e tudo mais, até que se reencontro e o final feliz acontece. Sarah oliveira sala-200

    ResponderExcluir
  3. Gostei do filme, uma história de amor tão linda e real, diferente dos outras filmes que assistimos, ele é um amor possível, com um final feliz que nos surpreende. Rhebeca kawanny turma 200

    ResponderExcluir
  4. este filme é muito interessante além de ser uma grande obra ele passa para nós uma grande lição de amor!
    Denilson Diniz
    turma 203
    cintra

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. filme bem interessante muito bom..
    é bem interessante a historia contada,o amor que existe entre ele..
    Tayane Gonçalves
    Turma =203
    cintra

    ResponderExcluir
  8. muiiito bom gostei essa historia.Muiiito romantica o no final um heroi e uma heroina !
    Marcia Fonseca
    turma;203
    cintra

    ResponderExcluir
  9. Bom, o romance A Moreninha retrata o amor poético. O filme teve como opção expressar a historia em musical. Jovens estudantes de um curso superior, que "debochavam" do amor duradouro, e aproveitavam as paixões "fast-food" (rápido), mas no final o protagonista se apaixona verdadeiramente pela Moreninha, um amor da infancia.
    Maria Luiza Turma: 203 Turno: Vespertino

    ResponderExcluir
  10. Bagueda é a ilha que o cara foi e se encontrou com a Moreninha, num sarau em que os sentimentos foram mais aflorados e os dois se apaixonaram aos poucos. Ate que o mocinho da drama, pensa em desistir de tudo para ficar com a Moreninha, quando se vê desempedido pelo pai de vê-la. No final da historia eles vivem felizes para sempre.
    Beatriz Frazão turma:203 CINTRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia! vc quer dizer Paquetá, mas entendi. O importante é saber que você assistiu ao filme e entendeu. Ok!!!!

      Excluir
  11. uma historia de romance muiito bonita do filme a moreninha ela encontra o amor de infancia e vivem feliz para sempre.
    carlos andré
    turma:203
    cintra

    ResponderExcluir
  12. E uma historia onde o romance fala mais alto, onde a moreninha reencontra seu grande amor e com isso eles aprendem a lição de como se costroi um amor
    João Gabriel Silva
    turma:203
    cintra vespertino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí aprendeu como se constrói o amor!!! Legal demais....

      Excluir
  13. Um filme bem interessante baseado no livro " A moreninha" , de modo como se construiu um amor com paixões .
    Marcelo Augusto
    Turma; 203
    cintra

    ResponderExcluir
  14. O filme a moreninha tem como principal objetivo mostrar como era o amor urbano antigamente, um filme super interessante, e recomendo pra aqueles que estão vivendo algum romance.
    Manoel Guterlam
    Turma:203
    Cintra: Vespertino

    ResponderExcluir
  15. O filme "A Moreninha" é muito interessante, gostei muito, pois mostra o amor verdadeiro.
    Débora Gomes
    203 vespertino
    CINTRA

    ResponderExcluir
  16. O filme é bem interessante,pois tenta colocar os expectadores a se imaginar nas cenas .Um romance que pouco predomina hoje em dia .
    Jaqueline Santana
    turma:203
    CINTRA

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. O filme é bem interessante mostra como era o amor antigamente e que ainda existe amor verdadeiros,mesmo que seja em poucos casos !
    Ana Paula
    turma :203
    CINTRA
    VESP

    ResponderExcluir
  19. O filme é muito interessante mostro o amor urbano na sua forma mais perfeita !
    Ana raquel
    203
    VESP
    CINTRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Raquel!!! Muito bom saber que vc acha o amor perfeito!!!!

      Excluir
  20. A Moreninha
    Eu gostei do romance, ele mostra como não importa o que aconteça ,o destino sempre dá um jeito de nos unir com nosso verdadeiro amor. A historia de Moreninha mostra que por muitos anos ela viveu longe de seu amor, com a incerteza se ia ou não encontra-lo algum dia, apenas a esperança de um reencontro eles levavam consigo. Ate que o destino fez esses dois apaixonados se encontrarem novamente, e permitiu que eles vivessem esse tao puro e lindo amor!
    Aluna: IRISLENE ALBUQUERQUE turma: 201 vesp. Cintra

    ResponderExcluir
  21. muito bom o filme,conta um pouco dos romance de antigamente , mostra que nao importas as dificuldades quando e pra ser sempre sera, e o filme representa os costumes da elite brasileira, define o projeto literario do romance urbano. aluna; alicia fernanda araujo Turma:205 vesp.cintra

    ResponderExcluir
  22. galera vejam como está a atriz que fez o papel de moreninha . continua lindaa..

    http://www.purepeople.com.br/noticia/sonia-braga-faz-63-anos-esbanjando-boa-forma-e-com-novo-trabalho-na-tv-americana_a5915/1#lt_source=external,manual
    aluna: Alicia Fernanda Araujo Turma; 205 . vesp. cintra

    ResponderExcluir
  23. O romance a Moreninha, é um romance totalmente tocante e arrepiante, pois trata de uma historia em qe o final é uma celebraçao por ainda estar comecando uma nova historia do casal. Muito lindo!
    Aluna: Andreia erica Guimaraes ; Turma : 200 mat. monica vale

    ResponderExcluir
  24. O filme é muito interessante, se trata de um romance urbano, que tem como característica da época. Um amor que foi jurado na infância, um encontro inesperado, pois estavam bem próximos e não sabiam. E o amor acima de tudo, conseguiu uni-los novamente.
    Eli Mar Ferreira
    T= 200- Matutino
    MMV

    ResponderExcluir
  25. aluna: arielle vieira de araujo
    cema ,sala:200
    turno :matutino
    gosteii muito do filme da moreninha , e uma história q é contada de forma divertida mais sem perder a veracidade da epoca , é um romance urbano da literatura Brasileira , amei ^^

    ResponderExcluir
  26. Ótimo filme,mostra bem a difere entre as gerações românticas,se antes as pessoas olhavam a morte como saída e solução dos seus problemas no tempo em que o filme passa mostra que as pessoas lutavan pelas suas vontades,algo bem mais próximo da nossa realidade atual.
    Andréia Costa
    Turma 202 vesp. Cintra

    ResponderExcluir
  27. O filme além de ser bastante romântico , é engraçado . O filme nos retrata um amor tão puro e jovial . Dois jovens que selam um compromisso de se pertecerem até o fim de suas vidas. O autor conseguiu nos passar de forma bela o Romance Urbano.
    -Taylene Ferreira.
    Matutino , turma 200.

    ResponderExcluir
  28. Gostei de mais do filme..
    Conta a historia de um romance de infância muito bonito e também conta como o filme foi criado.. que foi criado a partir de uma aposta que eles fizeram na infância ( Augusto e D. Carolina) que na aposta dizia "se este voltasse da Ilha sem ter se apaixonado verdadeiramente por uma das meninas, Filipe escreveria um romance por ter perdido a aposta. Caso se apaixonasse, Augusto é quem deveria escrevê-lo. " .... O Filme é ótimo e conta uma historia muito linda.
    Aluna: Lucyellen Viana Turma:200

    ResponderExcluir
  29. Muito bom esse filme , apesar se ser bem antigo a historia consegui me prender . Queria assistir agora é a viuvinha. Glauber Ferreira Turma 201 verpertino

    ResponderExcluir
  30. O romance urbano espelhava um amor melodramático que, embora houvesse muitos obstáculos acabava tendo um final feliz, sempre passando os costumes e os valores da época..
    O filme "a moreninha" de Joaquim Manuel de Macedo, cujo nome não entendi, até porquê a personagem não é morena rs' tem como missão mostrar como funciona o romance urbano, onde mostra que, apesar de tudo Augusto e Carolina ficam juntos, sendo assim ambos os heróis do filme.
    Jessica Melo. T = 202 — Vespertino. CINTRA.

    ResponderExcluir
  31. Eu amei o filme, percebe-se que um velho amor e antigo de infância ele se fez acontecer novamente. E de quem é a culpa do destino! Ele é romantico e também muito cheio de comédia. Recomendo!! E sendo que ele retrata os romances passados. Mais ate hj isso acontece!! Em muitos casos.
    ALUNO: MATHEUS FROZ TURMA:201

    ResponderExcluir
  32. O que se pode dizer...é uma romance... leva consigo a cultura e o modo de viver da época em que foi escrito..Mostra os valores de uma sociedade sufocada por preceitos morais e ações imorais...Ainda mostra a força do amor e o destino dele..

    Aluna: Amanda Ferreira Santos
    Turma: 201
    Turno: vespertino

    ResponderExcluir
  33. Muito bom o filme "A moreninha"
    Conta sobre Augusto, rapaz que
    aposta com amigos "incluso Felipe " que
    não ficaria apaixonado por mais de 15
    dias por mulher alguma, sua pena ( em
    caso de perda) seria a de escrever um
    romance para estes amigos.
    O filme mostra como era o amor antigamente, É uma historia onde o romance fala mais alto, e nao importa o quanto vão ser as dificuldades e destino dará um jeito de unir, assim como muitas pessoas de hoje em dia passam por muitas coisas parecidas com esse romance.
    Aluna: Luana Reis. (201) vesp.

    ResponderExcluir
  34. o filme conta uma linda historia de amor e mostra como as pessoas se relacionavam antigamente . O filme fala também do amor verdadeiro , os homens só namoravam as mulheres por eles amadas , fala um pouco também sobre a escravidão , e vários outros itens que caracterizam aquela época.Francisco Ricardo turno : vespertino turma: 201

    ResponderExcluir
  35. Projeto literário Romance Indianista
    Turma: 204
    O romance indianista tem como principal característica o índio como personagem dos romances, se tornando um símbolo da nacionalidade, assim ajudando a construir uma identidade ao país.
    O índio é visto como forte, corajoso, ágil e que tem plena consciência de suas habilidades, além disso é caracterizado como selvagem, uma referência não só ao seu povo, mas também a sua natureza livre e heroica. A onça é o animal mais representado e citado em uma das obras desse tema, estão nessas histórias para lutar com os índios que assim ganhando, passa a ter uma imagem de herói.
    O romance indianista tem como marca fornecer aos leitores brasileiros obras em que o passado histórico do país fosse reconstituído. Outra marca, foi a apresentação dos protagonistas com base nas características da natureza exuberante, assim os traços nacionalistas ficam mais reforçados.

    A estrutura das narrativas é a mesma dos romance históricos europeus, em que o herói, representante de um passado glorioso, eleva e dignifica a identidade de seu povo. 0 meio de circulação dos textos também tem influência europeia: o folhetim. 0s romances indianistas fizeram grande sucesso junto ao público leitor por responder diretamente ao gosto da época: apresentavam um herói associado a um passado histórico e aos valores burgueses.

    ResponderExcluir
  36. Contexto Histórico do Romance Urbano
    Os romances urbanos tratam da vida na capital e relatam as particularidades da vida cotidiana da burguesia, cujos membros se identificavam com os personagens. Os romances faziam sempre uma crítica à sociedade através de situações corriqueiras, como o casamento por interesse ou a ascensão social a qualquer preço.
    O romance urbano ou de costumes tem como característica a preocupação em ilustrar as paixões, os interesses e o comportamento de uma classe social específica em uma determinada época. A estrutura típica desse romance apresenta um herói e uma heroína, que se apaixonam um pelo outro e precisam superar obstáculos para viverem felizes para sempre.
    A partir da década de 1830 uma nova forma de entretenimento surgiu para os moradores da capital do Império: os romances estrangeiros, principalmente franceses que eram publicados nos jornais em forma de folhetins.
    Os romances marcados por características melodramáticas e finais felizes faziam sucesso entre os jovens da corte.
    A representação dos costumes da elite brasileira definiu o projeto literário do romance urbano.
    O contexto de produção literária romântica, ao profissionalizar a condição dos escritores, estimulou a criação literária porque, como eles passaram a depender da venda de seus textos, passam a escrever mais.
    A circulação inicial ocorreu nas paginas dos periódicos. Além de noticiar os fatos, os jornais também publicavam folhetins, estrangeiros e traduzidos, dando inicio a um novo publico leitor.
    Exemplos de romances urbanos
    Lucíola, Diva, Senhora, A Viuvinha, todos de José de Alencar; Iaiá Garcia, Helena, A Mão e a Luva, de Machado de Assis; A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; e Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, que surge trazendo à tona os costumes da periferia, indo na contramão do retrato de costumes da alta sociedade, algo raro neste tipo de romance.
    CINTRA
    TURMA:204 TURNO: Vespertino
    Componentes: Vanusa Pontes
    Irlla Karla
    Taynara Viana
    Glauber Tude
    Lucivaldo Serra
    Angêlo Matheus
    Ana Karolina
    Francilene Santos
    Igor Costa
    Rayanne Karolynne
    Jhonatan Flávio

    ResponderExcluir
  37. Contexto Histórico do Romance Urbano
    Os romances urbanos tratam da vida na capital e relatam as particularidades da vida cotidiana da burguesia, cujos membros se identificavam com os personagens. Os romances faziam sempre uma crítica à sociedade através de situações corriqueiras, como o casamento por interesse ou a ascensão social a qualquer preço.
    O romance urbano ou de costumes tem como característica a preocupação em ilustrar as paixões, os interesses e o comportamento de uma classe social específica em uma determinada época. A estrutura típica desse romance apresenta um herói e uma heroína, que se apaixonam um pelo outro e precisam superar obstáculos para viverem felizes para sempre.
    A partir da década de 1830 uma nova forma de entretenimento surgiu para os moradores da capital do Império: os romances estrangeiros, principalmente franceses que eram publicados nos jornais em forma de folhetins.
    Os romances marcados por características melodramáticas e finais felizes faziam sucesso entre os jovens da corte.
    A representação dos costumes da elite brasileira definiu o projeto literário do romance urbano.
    O contexto de produção literária romântica, ao profissionalizar a condição dos escritores, estimulou a criação literária porque, como eles passaram a depender da venda de seus textos, passam a escrever mais.
    A circulação inicial ocorreu nas paginas dos periódicos. Além de noticiar os fatos, os jornais também publicavam folhetins, estrangeiros e traduzidos, dando inicio a um novo publico leitor.
    Exemplos de romances urbanos
    Lucíola, Diva, Senhora, A Viuvinha, todos de José de Alencar; Iaiá Garcia, Helena, A Mão e a Luva, de Machado de Assis; A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; e Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, que surge trazendo à tona os costumes da periferia, indo na contramão do retrato de costumes da alta sociedade, algo raro neste tipo de romance.
    CINTRA
    TURMA:204 TURNO: Vespertino
    Componentes: Vanusa Pontes
    Irlla Karla
    Taynara Viana
    Glauber Tude
    Lucivaldo Serra
    Angêlo Matheus
    Ana Karolina
    Francilene Santos
    Igor Costa
    Rayanne Karolynne
    Jhonatan Flávio e
    Railson Santos

    ResponderExcluir
  38. Romance Regionalista.

    O romantismo regionalista surgiu durante o século XIX, inicialmente nas obras de José de Alencar, Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay e Franklin Távora. A temática principal observada nesses textos é a vida rural da sociedade da época em determinadas regiões do Brasil, desde o extremo Sul, o interior fluminense, o planalto paulista e até o Nordeste.
    Esse tipo de prosa tem como projeto a consolidação da identidade nacional através da representação das angústias, comportamentos, costumes e valores de uma sociedade rural totalmente oposta aos padrões da corte. Os territórios nacionais narrados nos romances regionalistas eram idealizados e retratados com um tom heróico, a fim de formar uma imagem grandiosa e valorizar os espaços brasileiros em relação aos moldes europeus, que ainda influenciam muito a região litoral.

    Algumas características do Romance Regionalista.

    Os autores dos romances regionalistas começaram as suas carreiras publicando suas obras primeiramente na forma de folhetins. Conforme o interesse do público crescia, eles juntavam os capítulos e os organizam em um livro, acrescentando a ele somente a sua origem.
    A maior parte dos romances publicados em língua portuguesa tinha suas origens vindas de Portugal, mas os autores brasileiros contribuíram para a criação de obras com as suas próprias características.
    Os romances regionalistas eram geralmente dedicados aos moradores de classe média dos centros urbanos, como o Rio de Janeiro. Alguns romances tinham trechos que ajudavam os leitores a compreender por que o brasileiro rural não tinha gosto para os romances românticos, já que viviam distantes das influências européias e não viam o conhecimento como algo precioso e necessário, mas como algo perigoso. Além disso, muitos deles associavam os livros a má influencia que estes poderiam ter sobre as moças de família.

    José de Alencar (1829-1877)


    Nascido no Ceará, exerceu cargos políticos durante sua vida da qual passou grande parte na cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo.


    Principais obras de Romance Regionalista:
    O Sertanejo (1875)
    O Gaúcho (1870)
    Til (1872)
    O Tronco de Ipê (1871).

    Componentes: Mirela Mota.
    Roberta Marques.
    Kassia Cristine.
    Marcela Machado.
    Thaiany Laís.
    Gabrielle Cardoso.
    Antonio Valentim.
    Matheus Sena.
    Nathalia Raissa.
    Vítor Luan.
    Pedro Vitor
    Igor Maciel
    Laissa Suzana
    Nathaly de Jesus

    ResponderExcluir